Grupo Girino

cabec3a7alho.jpg

O Grupo Girino é um coletivo que pesquisa as técnicas e linguagens do Teatro de Animação. Fundado em 2006 por artistas oriundos de diferentes áreas artísticas, o grupo montou três espetáculos e diversas intervenções. Desde então o coletivo se dedica à pesquisa das potencialidades expressivas do trabalho do ator e sua relação com Bonecos, Sombras, Videos e o Teatro em Miniatura.

cenografia e figurinos _ tiago almeida _ iasmim marques _ espetáculo MetaForMose _ grupo girino teatro de animação

O Grupo ministra cursos e oficinas na área de Arte Educação, cria espetáculos, bonecos, cenografias, esculturas, sombras máscaras, figurinos e adereços. No repertório de espetáculos, o infantil “Saci e o homem do saco” (2008) com marionetes e máscaras, “O espelho da Medusa” (2009) peça com temática mitológica, trabalho de máscaras, bonecos e sombras, além de “Sopa de Pedras” (2010) de teatro de objetos.

oficina teatro lambe lambe teatro de bonecos em miniatura_

Em 2011 o grupo monta o espetáculo “MetaForMose“, projeto de pesquisa em teatro de animação e a relação do ator com bonecos e vídeos projetados. A peça foi montada em projeto de residência artística no Centro Cultural da UFMG e explora as possibilidades cênicas e dramatúrgicas da metamorfose.

cenografia e figurinos _ tiago almeida _ iasmim marques _ espetáculo MetaForMose _ grupo girino teatro de animação3.jpg_

Em 2012 o grupo realiza, em Belo Horizonte, a primeira edição do FESTIM _ Festival de Teatro em Miniatura em parceria com o Centro Cultural da UFMG.  O Festival fomenta o intercâmbio entre grupos e artistas de todo o país, apresentando um panorama da criação artística através das miniaturas e suas especificidades. A segunda edição do FESTIM foi realizada em junho de 2013 em parceria com o Paço das Artes em São Paulo/SP.  A programação contou com apresentações de 17 espetáculos de cinco estados do país, além de oficinas, debates e o lançamento da segunda edição da Revista Anima.

FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura _ Grupo Girino Teatro de Animação

Girino Teatro de Animação é coordenado por Tiago Almeida e Iasmim Marques, com sede em Belo Horizonte, o grupo desenvolve projetos educativos e de formação, mantém o blog de pesquisas “Formas Animadas” e trabalha em parceria com a ATEBEMG [ Associação de Teatro de Bonecos do Estado de Minas Gerais].

.

Grupo Girino
http://www.grupogirino.com
Belo Horizonte – MG


TAGs: Grupo Girino Teatro de Bonecos, Teatro de Formas Animadas, Teatro de Sombras, Teatro de Máscaras, Teatro de Objetos, Teatro Lambe Lambe, Teatro de Miniatura, Teatro de Papel, Marionetes, títeres, fantoches, marotes, mecanismos para bonecos, bonecos de fios, boneco de luva, mamulengo, boneco de trangle, boneco de vara, silhuetas para sombras, máscara neutra, máscara expressiva, máscara para preparação de atores, esculturas, bonecos articulados, articulação para bonecos, mecanismos, escultura em fibra de vidro, escultura em isopor, escultura em resina, escultura em papel machê, boneco de fibra de vidro, máscara de fibro de vidro, boneco gigante, bonecão, boneco habitável, boneco com mão fantasma, boneco de balcão, boneco de manipulação direta, escultura cinética, esculturas com movimentos, mascotes, teatro, teatro de bonecos, teatro de fantoches, teatro contemporâneo, espetáculos de bonecos, espetáculos com bonecos, espetáculos de teatro de bonecos, teatro negro, luz negra, silhuetas e sombras, pinturas artísticas, cenários, cenografia, cenógrafo, titereiro, bonequeiro, atebemg, associação de teatro de bonecos do estado de minas gerais,  belo horizonte, minas gerais,
Anúncios
Esta publicação foi postada por Grupo Girino.

Um pensamento sobre “Grupo Girino

  1. Olá Tiago! adorei o site do Grupo Girino… parabéns! muito sucesso ! beijo Graça Caixeta (contadora de historias)

Entre em contato conosco:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s