Teatro de Bonecos | Teatro de Animação | Títeres | Teatro Lambe Lambe | Teatro em Miniatura

Além disso, a residência tem como proposta fornecer previamente ao encontro presencial, materiais de apoio, vídeos e conteúdos exclusivos para melhor preparação e suporte dos participantes.




A oficina convida participantes a vivenciarem a criação de personagens utilizando materiais cotidianos como papéis, rolha, lã e muito mais, transformando esses elementos em figuras cheias de vida e expressividade.
A partir de desenhos, pinturas e colagens, a atividade estimula a criatividade, o olhar sustentável e a construção de mundos imaginários.


Garanta sua vaga na Residência LAB LAMBE: www.grupogirino.com/lablambe



































.

OFICINA GRATUITA BONECO DE MAMULENGO
As técnicas e práticas do Teatro de Mamulengo serão aprofundadas pelo Grupo Girino a partir da formação gratuita “Boneco de Mamulengo”, que acontece nos dias 27 e 28 de julho, no Aldeia Espaço Cultural, em Belo Horizonte. Destinada a artistas, agentes culturais, educadores e demais interessados em atividades artísticas, a oficina irá orientar os participantes em todas as etapas para a construção de bonecos manipuláveis inspirados na tradicional técnica popular do Nordeste.
A vivência possibilita aos participantes a utilização dessa arte em futuros desdobramentos, como cenas curtas, contações de histórias, produção de vídeos, dentre outras estratégias educativas.
Os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 20 de julho pelo link: https://linktr.ee/GrupoGirino
OFICINA CRIAÇÃO DE BONECO MAMULENGO
Datas: 27 e 28 de julho | sábado e domingo / Horário: 14h às 18h
Local: Aldeia Espaço Cultural | Endereço: Rua Silva Freire, nº 133, bairro Horto, BH/MG
Faixa etária: a partir de 18 anos | Atividade gratuita!
Inscrições até o dia 20 de julho

CIRCULAÇÃO NOVA MONTAGEM
Depois de uma temporada de apresentações pela capital mineira, o espetáculo Mamulenga finaliza a circulação no Centro Cultural Usina da Cultura no dia 13 de julho, às 15h. Essa é mais uma oportunidade de conferir a dramaturgia construída a partir do Teatro de Bonecos de Mamulengo e técnicas mistas contemporâneas, a peça conta com um elenco composto por multiartistas que através da atuação, manipulação de bonecos e musicalidade apresentam um rico conjunto de elementos cênicos, visuais e sonoros.
A sessão é gratuita e não é necessário a retirada de ingressos, porém o espaço está sujeito à lotação. A nova montagem ainda realiza uma apresentação exclusiva para alunos do Projeto Providência – Unidade Fazendinha no dia 04 de julho.
ESPETÁCULO MAMULENGA
Datas: 13 de julho (sábado) I Horário: 15h
Local: Centro Cultural Usina da Cultura I Rua Dom Cabral, nº 765, Ipiranga
Indicação Livre | Espaço sujeito à lotação
Acessibilidade em Libras


ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEATRO LAMBE-LAMBE
O Grupo Girino participa da terceira edição do Encontro de Teatro de Lambe-Lambe, promovido pela companhia Caixeiras Teatro de Bonecas, com o espetáculo “Interditado” da artista Iasmim Marques. O evento reúne trabalhos nas técnicas do Teatro em Miniatura de diversas partes do mundo e acontece em Brasília de 2 a 12 de julho.
A peça, que traz provocações aos desmontes da Cultura, o descaso e abandono com o patrimônio cultural brasileiro, pode ser conferida pelo público nos dias 06 e 07 de julho, de 17h às 20h, no Espaço Cultural Renato Russo. O acesso é gratuito!
Mais informações e programação: https://www.instagram.com/teatrolambelambe


MAMULENGA NO “EU, CRIANÇA NO MUSEU”
O espetáculo Mamulenga integra a programação do projeto “Eu, Criança no Museu” realizado pelo Memorial Minas Gerais Vale nos dias 19 e 20 de julho, às 16h. As apresentações são gratuitas e a retirada de ingressos acontece uma hora antes do evento.
ESPETÁCULO MAMULENGA
Data: 19 e 20 de julho (sexta-feira e sábado) I Horário: 16h
Local: Memorial Minas Gerais Vale Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, Savassi
Classificação livre I Espaço sujeito a lotação





.

.


.


.
.

.

.
.
.

.

.
.

.


.








No dia 09 de dezembro de 2021, acontece a exibição do curta “Tiradentes: sombras de um inconfidente” no canal do youtube do Grupo Girino, com estreia às 19 horas.
O curta-metragem apresenta memórias e reflexões de Tiradentes, um dos inconfidentes que se tornou um mártir na história do Brasil Colônia. Uma narrativa com muitas tramas e contradições, realizado nas técnicas do Teatro de Sombras.

Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do Estado de Minas Gerais através do Edital nº 14/2020
Link do canal: youtube.com/grupogirino
LAB LAMBE – EDIÇÃO 2021
.
.
.
.
.
.

.

.
.
.

.
.
.
Este slideshow necessita de JavaScript.

.


O Grupo Girino estreia na próxima semana o espetáculo “Desmonte”, as apresentações serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro, às 20horas e 1 de dezembro às 19horas no Teatro Marília.
“Desmonte” é inspirado nos rompimentos de barragens da mineração nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana. A peça denuncia os desmontes praticados pela política predatória das mineradoras, propondo uma resistência necessária contra o esquecimento desses crimes.
A dramaturgia percorre narrativas de personagens silenciados pelo cenário de morte e destruição causado pela mineração, vítimas diretas e indiretas da maior tragédia ambiental do país.
Essa é a 13° montagem do Grupo Girino e envolve um processo de pesquisa e experimentação multidisciplinar em diálogo com o Teatro Visual, Miniaturas e técnicas do Live Cinema. O Live Cinema abrange técnicas de criação de vídeos ao vivo e projetadas em tempo real.
“No espetáculo, o Live Cinema é abordado a partir da criação de cenas no palco que são filmadas, editadas e projetadas simultaneamente. Assim, a peça é construída a partir do que acontece no palco e essas ações são editadas e projetadas”, comenta o diretor Tiago Almeida. “O diálogo da cena criada e da cena projetada expõe outras camadas de significados e possibilidades de relação entre o que é feito e o que é exibido”, acrescenta o diretor.
“Desmonte” proporciona ao público a experiência de acompanhar a feitura da cena, seus bastidores e o vídeo projetado. A proposta cênica explora possibilidades dramatúrgicas da imagem e dialoga com o audiovisual. Sem a presença do texto falado há uma potencialização das imagens, ações e situações pelo aspecto visual que adquirem no palco e na projeção.
“O espetáculo é sobre a urgência de falar sobre os inúmeros desmontes dos direitos humanos, da cultura, do meio ambiente e de suas consequências irreparáveis. Quando o lucro de empresas vale mais que a vida, as memórias e todo um ecossistema, enquanto artistas temos o compromisso de não deixar que essas tragédias sejam silenciadas e esquecidas”, elucida a atriz Iasmim Marques que compõe o elenco junto com Kely de Oliveira e Marco Aurélio Bari.
SERVIÇO
Espetáculo Desmonte com Grupo Girino
Datas: 29/11, 30/11 e 01/12
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Teatro Marília
Endereço: Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$30,00 inteira | R$15,00 meia entrada
Indicação: 16 anos
Vendas pelo Sympla: https://bit.ly/34h7Smw
ou na bilheteria do Teatro 1 hora antes do espetáculo.
Mais informações: info@grupogirino.com.br
Contato: (31) 3654.4945 / (31) 9 9203.6076
FICHA TÉCNICA
Realização: Grupo Girino
Direção e dramaturgia: Tiago Almeida
Direção de arte e cenografia: Taisa Campos
Elenco: Iasmim Marques, Kely de Oliveira e Marco Aurélio Bari
Iluminação: Pedro Paulino e Richard Zaira | Cia Tecnco
Construção de maquetes e miniaturas: Gustavo Campos (Ed), Iasmim Marques,
Igor Salgado, Kely de Oliveira, Marco Aurélio Bari, Taisa Campos e Tiago Almeida
Construção de bonecos: Gustavo Campos (Ed)
Pintura e acabamentos: Igor Salgado
Assistência de ateliê: Amanda Porto e Yuri Victory
Figurino: Iasmim Marques
Consultoria técnica audiovisual: Guilherme Pedreiro
Produção executiva: Iasmim Marques
Filmagem: Limonada Audiovisual
.


Realizado em novembro pelo grupo Varanda Teatro, em sua primeira edição, o MINI irá ocupar espaços públicos de São José do Rio Preto (SP) com obras de três estados brasileiros e da Argentina, comemorando as três décadas de existência do Teatro Lambe-Lambe.
As apresentações acontecem dentro de uma caixa cênica em miniatura, em uma espécie de “miniteatro”. Nas caixas, são encenados espetáculos de teatro de animação de curta duração, assistidos por uma ou duas pessoas por vez. Com o auxílio de fones de ouvido e um tocador de mp3, o espectador acompanha a história através de um pequeno buraco na caixa e espia um universo em miniatura, com iluminação, cenário e manipulação de bonecos, objetos ou sombras, criando um ambiente com todas as sensações que o teatro tradicional proporciona.
Ao longo dos três dias de festival, haverá 30 apresentações de caixas de Teatro Lambe-Lambe. Em cada dia, todos os espetáculos serão apresentados simultaneamente pelo período de duas horas, o que irá possibilitar ao público assistir a diferentes obras no mesmo local.
.
.

.
.

.

.
.
.

.

.

.

.

.



.

.
.

.


.
.
.


.
.

.

.
.
.
.
.

.


.

.

.
.



























Você precisa fazer login para comentar.