DESMONTE

 

.
No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG, se rompeu, soterrando com 13 milhões de metros cúbicos de lama tóxica tudo o que encontrava pelo caminho: pessoas, animais, florestas, casas, memórias…  

A tragédia provocou mais de 250 vítimas fatais entre pessoas identificadas e desaparecidas, eliminou 140 hectares de florestas nativas, poluiu mais de 300 km do Rio Paraopeba, afetando 17 municípios, atingindo diretamente 600 mil pessoas.  

Em apenas três anos, a indústria da mineração foi responsável pelas duas maiores tragédias socioambientais do Brasil: Mariana e Brumadinho. Quando o lucro vale mais que vidas e todo um ecossistema, somos todos atingidos. 

O espetáculo é inspirado nos rompimentos de barragens nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana. A peça denuncia os desmontes praticados pela política predatória das mineradoras, propondo uma resistência necessária contra o esquecimento desses crimes. 

A dramaturgia percorre narrativas de personagens silenciados pelo cenário de morte e destruição causado pela mineração, vítimas diretas e indiretas do maior crime ambiental do país. 

Desmonte é o décimo terceiro espetáculo do Grupo Girino e envolve um processo de pesquisa e experimentação do Teatro Visual com técnicas de Live Cinema. 

O Live Cinema consiste na criação de vídeos ao vivo e projetados em tempo real. A técnica propõe um diálogo da cena no palco e da cena projetada, expondo outras camadas de significados e possibilidades de relação entre o que é feito e o que é exibido.

A partir de uma dramaturgia investigativa, em busca de narrativas visuais potencializadas por técnicas do Teatro de Bonecos contemporâneo, a Companhia se reinventa ao propor novos diálogos entre o Teatro Visual e o Cinema feito ao vivo.

.

DESMONTE | GRUPO GIRINO | CLICK PARA ABRIR

.

FOTOS

.

FICHA TÉCNICA

Realização: Grupo Girino
Direção e dramaturgia: Tiago Almeida
Direção de arte e cenografia: Taisa Campos
Elenco: Iasmim Marques, Kely de Oliveira e Marco Aurélio Bari
Iluminação: Pedro Paulino e Richard Zaira (Cia Tecno)
Construção de maquetes e miniaturas: Gustavo Campos Lages (Ed), Iasmim Marques,
Igor Salgado, Kely de Oliveira, Marco Aurélio Bari, Taisa Campos e Tiago Almeida
Construção de bonecos: Gustavo Campos (Ed)
Pintura e acabamentos: Igor Salgado
Assistência de ateliê: Amanda Porto e Yuri Victory
Figurino: Iasmim Marques
Consultoria técnica audiovisual: Guilherme Pedreiro e Daniel S. Ferreira
Produção executiva: Iasmim Marques
Filmagem: Limonada Audiovisual
Foto: Hugo Honorato

.

.