desmonte

 

Espetáculo denuncia crimes da mineração utilizando técnicas de Live Cinema

O Grupo Girino estreia na próxima semana o espetáculo “Desmonte”, as apresentações serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro, às 20horas e 1 de dezembro às 19horas no Teatro Marília.

“Desmonte” é inspirado nos rompimentos de barragens da mineração nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana. A peça denuncia os desmontes praticados pela política predatória das mineradoras, propondo uma resistência necessária contra o esquecimento desses crimes.

A dramaturgia percorre narrativas de personagens silenciados pelo cenário de morte e destruição causado pela mineração, vítimas diretas e indiretas da maior tragédia ambiental do país.

Essa é a 13° montagem do Grupo Girino e envolve um processo de pesquisa e experimentação multidisciplinar em diálogo com o Teatro Visual, Miniaturas e técnicas do Live Cinema. O Live Cinema abrange técnicas de criação de vídeos ao vivo e projetadas em tempo real.

“No espetáculo, o Live Cinema é abordado a partir da criação de cenas no palco que são filmadas, editadas e projetadas simultaneamente. Assim, a peça é construída a partir do que acontece no palco e essas ações são editadas e projetadas”, comenta o diretor Tiago Almeida. “O diálogo da cena criada e da cena projetada expõe outras camadas de significados e possibilidades de relação entre o que é feito e o que é exibido”, acrescenta o diretor.

“Desmonte” proporciona ao público a experiência de acompanhar a feitura da cena, seus bastidores e o vídeo projetado. A proposta cênica explora possibilidades dramatúrgicas da imagem e dialoga com o audiovisual. Sem a presença do texto falado há uma potencialização das imagens, ações e situações pelo aspecto visual que adquirem no palco e na projeção.

“O espetáculo é sobre a urgência de falar sobre os inúmeros desmontes dos direitos humanos, da cultura, do meio ambiente e de suas consequências irreparáveis. Quando o lucro de empresas vale mais que a vida, as memórias e todo um ecossistema, enquanto artistas temos o compromisso de não deixar que essas tragédias sejam silenciadas e esquecidas”, elucida a atriz Iasmim Marques que compõe o elenco junto com Kely de Oliveira e Marco Aurélio Bari.

SERVIÇO
Espetáculo Desmonte com Grupo Girino
Datas: 29/11, 30/11 e 01/12
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Teatro Marília
Endereço: Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$30,00 inteira | R$15,00 meia entrada
Indicação: 16 anos
Vendas pelo Sympla: https://bit.ly/34h7Smw
ou na bilheteria do Teatro 1 hora antes do espetáculo.

Mais informações: info@grupogirino.com.br
Contato: (31) 3654.4945 / (31) 9 9203.6076

FICHA TÉCNICA
Realização: Grupo Girino
Direção e dramaturgia: Tiago Almeida
Direção de arte e cenografia: Taisa Campos
Elenco: Iasmim Marques, Kely de Oliveira e Marco Aurélio Bari
Iluminação: Pedro Paulino e Richard Zaira | Cia Tecnco

Construção de maquetes e miniaturas: Gustavo Campos (Ed), Iasmim Marques, Igor Salgado, Kely de Oliveira, Marco Aurélio Bari, Taisa Campos e Tiago Almeida
Construção de bonecos: Gustavo Campos (Ed)
Pintura e acabamentos: Igor Salgado
Assistência de ateliê: Amanda Porto e Yuri Victory
Figurino: Iasmim Marques
Consultoria técnica audiovisual: Guilherme Pedreiro
Produção executiva: Iasmim Marques
Filmagem: Limonada Audiovisual