EXPOSIÇÃO IMAGINÁRIO MUNDO DO TEATRO DE BONECOS

.

Imaginário Mundo dos Bonecos reúne obras do acervo de 12 anos de trajetória do Grupo Girino, companhia mineira especializada em Teatro de Bonecos. A exposição apresenta 70 obras em técnicas diversas como bonecos de fios (marionetes), bonecos de luva (fantoches), bonecos de vara, teatro de papel, manipulação direta, bonecos de balcão, miniaturas e teatro de sombras.

A capacidade de imaginar é o ponto de partida para a criação de um boneco. Criar um boneco significa imaginar o que ainda não existe, dar vida a um ser inanimado, representando suas características e personalidade.

Tudo começa pela imaginação e em seguida, detalhar o projeto do boneco, desenho artístico e técnicas de manipulação. A partir das necessidades de movimentação do boneco é preciso definir os mecanismos e articulações do personagem. Mas o boneco nasce mesmo é pela presença do bonequeiro manipulador que a partir de seus movimentos cria a ilusão de estar vivo.

Há milhares de anos, os bonecos têm contado histórias e encantando gerações. O Grupo Girino faz um convite aos visitantes para vivenciar o imaginário mundo dos bonecos.

.

// CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO
.

.

.

// FOTOS

.

.

Realização: Grupo Girino
Coordenação de produção: Iasmim Marques
Direção de arte: Tiago Almeida
Projeto expográfico e cenografia: Taisa Campos
Coordenação de Ateliê: Gustavo Campos (Ed)
Ateliê de restauração: Igor Salgado e Maikon Rangel
Equipe de montagem: Iasmim Marques, Gustavo Campos (Ed), Maikon Rangel, Taisa Campos e Tiago Almeida
Textos: Iasmim Marques
Construção de bonecos:  Alessandra Carneiro Mendonça, Fernanda Paredes, Iasmim Marques, Igor Salgado, Joseane Nogueira, Gustavo Campos (Ed), Lúcio Honorato, Marco Vieira e  Tiago Almeida
Projeto técnico da cruz da marionete: inspirado em Álvaro Apocalipse
Fotografia: Hugo Honorato

.

.

Anúncios